Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
A Expoagro Agreste 2024, que aconteceu de 8 a 12 de maio, em Garanhuns/PE, teve a participação do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda. Além de atuar como jurado da raça durante o evento, ele esteve com a diretoria do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que tem um trabalho tradicional de seleção de animais Girolando Puro Sintético.
Em 2024, a entidade passou a ser rebanho colaborador do Teste de Progênie da raça Girolando e receberá gratuitamente sêmen dos touros em avaliação pelo programa. O IPA também retomou este ano, junto à Associação Girolando, os serviços de registro genealógico e de controle leiteiro oficial.
O IPA faz seleção da Girolando há mais de 40 anos.
Julgamento- O IPA saiu duplamente premiado da Expoagro Agreste 2024. Malka e Java, vacas que integram o plantel da Estação Experimental de Arcoverde, foram premiadas no campeonato da raça Girolando.
Malka venceu na categoria até cinco anos. Java foi a campeã na categoria vaca cinco anos. Os troféus foram entregues pelo organizador da Expoagro, Carlos Batata, à presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Ellen Viégas. Também marcaram presença na premiação o assessor do Governo de Pernambuco, Bruno França, o diretor Administrativo e de Finanças do Instituto, Carlos Ramalho, além do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Henrique Castelletti, e do gerente da Estação Experimental de Arcoverde, Júlio Oliveira.
Domício Silva ressaltou a importância da atuação do IPA com a raça Girolando. “É muito importante a participação do IPA nos eventos agropecuários porque é uma referência para nós, aqui no Nordeste, e uma referência como centro de pesquisa e no melhoramento genético na raça, com reflexos na pecuária de leite do Brasil”, destacou.