Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando foi fundada em 20 de dezembro de 1978, em Uberaba/MG, por pecuaristas da região que uniram forças em busca da defesa dos direitos da classe em âmbito nacional e também de meios para garantir a evolução genética dos rebanhos Girolando. A diretoria eleita provisoriamente, durante a assembleia ocorrida nessa data para criação da Associação dos Criadores de Gado de Leite do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Assoleite), tinha como presidente o pecuarista José Facuri Dib.
No mesmo ano, a entidade recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o direito de conduzir a seleção de gado de leite e de corte em todas as composições raciais por meio do Programa de Cruzamento Dirigido (Procruza). Ao longo de uma década de existência do programa, o cruzamento das raças Gir e Holandês predominou no país, o que levou o Ministério da Agricultura a traçar, junto com a Assoleite, as normas para formação do Girolando, adotando, para isso, a composição racial 5/8 Holandês e 3/8 Gir.
O Procruza foi encerrado em 1988. Um ano depois, a Assoleite conseguiu junto ao Ministério da Agricultura o direito de ser a entidade delegada para conduzir a formação da raça Girolando em todo o Brasil.
No dia 1° de fevereiro de 1996, foi publicada a Portaria 79, em que a instituição passa a se chamar Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com a sigla Girolando, e registro nº 59, da série Entidade de Âmbito Nacional, no cadastro das Associações encarregadas pelo Registro Genealógico. No mesmo ano, a entidade conseguiu junto ao Ministério da Agricultura a oficialização do Girolando como raça leiteira.
Com sede em Uberaba, a associação conta com atendimento técnico em todo o país, tanto para execução do Serviço de Registro Genealógico quanto do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Realiza eventos, cursos e exposições, sendo a principal delas a Exposição Nacional (Megaleite).
Sempre em busca de inovação, a Girolando é pioneira na adoção de novas tecnologias, sendo a primeira associação a incorporar a genômica em um programa de melhoramento de uma raça bovina leiteira de origem brasileira.
Com a missão de garantir a seus associados ferramentas para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, competitiva e moderna, a Girolando vem atuando para contribuir de forma significativa para promover o aumento sustentável da produção mundial de leite.
-Fomentar, desenvolver e consolidar o Girolando como a raça tropical brasileira, aprimorando técnicas, desenvolvendo pessoas e atendendo as demandas dos associados com eficiência, visando dar sustentabilidade à pecuária leiteira do nosso país e com reconhecimento internacional.
-Consagrar o Girolando como a raça leiteira dos trópicos, sendo referência mundial na pecuária, pelas qualidades que a compõe.
-Transparência
-Credibilidade e Confiança
-Ética
-Comprometimento
-Respeito
-Desenvolvimento
-Eficiência
Confira as diretorias da Girolando desde sua fundação: