Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Depois de dez anos, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando voltou a realizar o Curso Intensivo de Julgamento da raça. A 24ª edição contou com participantes de todo o Brasil e do Equador e com uma programação intensa de três dias de aulas teóricas e práticas. De acordo com o presidente da entidade, Domício Arruda, o evento faz parte das diversas ações de capacitação que a Girolando vem realizando desde o final de 2023. “É de extrema importância para o avanço da raça ter profissionais capacitados para auxiliar os criadores na seleção dos rebanhos”, diz Domício.
Para os participantes, o curso foi uma oportunidade não só de aprimorar os conhecimentos sobre a raça, mas também de compartilhar experiências. “O 24° Curso Intensivo de Julgamento foi marcante e histórico. Ambiente fantástico, extrema organização e preparo de seus orientadores. Uma imersão em conhecimento, ensinamento e temas técnicos sobre a raça Girolando, os critérios de julgamento, o regulamento de exposições oficializadas, padrões raciais e demais assuntos inerentes ao Girolando e sua expansão. Além disso, foi um momento de fazer novas amizades, relacionamentos e oportunidades vindouras em vários aspectos com fins comerciais, sociais e institucionais”, destaca o participante Fabrício Nogueira.
O curso contou com duas modalidades: ouvintes (criadores e profissionais do setor) e candidatos ao Colégio de Jurados (profissionais de Ciências Agrárias). Entre os ouvintes, estavam criadores e leiloeiros de várias regiões. “Foram dias maravilhosos onde tive oportunidade de aprender bastante com os brasileiros. O Equador está de portas abertas para os brasileiros. O Girolando já não é só do Brasil, é da América Latina”, assegura o criador equatoriano Fabián Estrella Casanova. “Final de semana de muito aprendizado e experiência ao lado de grandes profissionais”, diz a médica veterinária Mariana Campbell. “Oportunidade ímpar de participar desse curso com profissionais tão capacitados e colegas que me agregaram muito com suas histórias de vida e desenvoltura no trabalho. É muito importante a realização de eventos como esse para a movimentação do mercado e crescimento da raça”, enfatiza o participante Brendo Carvalho.
No último dia, todos participaram das provas teóricas e práticas (julgamento e oratória), cujos resultados serão publicados em março. As aulas práticas contaram com animais das fazendas Bom Jesus, Fazenda Pavana, Fazenda Céu Azul e GBF Global. “Saber que, a cada oportunidade como essa, formamos novos jurados e parceiros é muito gratificante para nós, do Colégio de Jurados”, destaca Limírio Bizinotto, jurado que ministrou aulas práticas durante o curso. No total, participaram 80 pessoas.